Catedral de Notre-Dame: ícone da arquitetura é destruído em incêndio

June 2, 2019

A Catedral de Notre-Dame, ícone da arquitetura do estilo gótico, começou a ser construída em 1163 e foi parcialmente destruída em um incêndio ocorrido no último dia 15 de abril. Localizada em Paris, ela é o monumento mais visitado da Europa e um dos símbolos arquitetônicos mais importantes do mundo. Para se ter uma ideia de sua importância na arquitetura, ela foi uma das primeiras igrejas góticas a ser erguida, rompendo com o anterior estilo românico.

O gótico pensa a estrutura das igrejas de forma diferente, abrindo paredes para os vitrais e usando arcos para ter uma altura que não se tinha no estilo anterior, o que causou um tremendo alvoroço e foi muito impactante para os fiéis na época. Ela não foi a primeira do estilo, mas a influência da construção chegou até o Brasil: no século XIX a estrutura gótica volta a estar em alta, surgindo o neogótico. A Catedral da Sé, em São Paulo, é a mais emblemática e significativa obra  nos padrões do estilo francês aqui, com fortes elementos que demonstram a importância da época.

A Catedral de Notre-Dame levou mais de um século para ficar pronta e já passou por muitas reformas, inclusive quando sofreu diversos danos na Revolução Francesa. Ao longo do tempo foi restaurada e, com as obras, conta a história e representa diferentes momentos da arquitetura. Nos últimos 50 anos, porém, ela estava muito bem conservada, mesmo que aberta para a visitação e com milhares de turistas e fiéis adentrando suas estruturas todos os dias.

No que diz respeito a reconstrução, os profissionais da área estão esperançosos e otimistas. A população se mobilizou e os franceses possuem muita experiência na área. Além disso, com a estrutura de pedra, é possível preservar toda a fundação, o que facilita muito o processo. A restauração de Notre-Dame com certeza será um marco da arquitetura no século atual.

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK