Conselho de Arquitetura recusará registro de estudantes do EaD

June 2, 2019

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) decidiu recusar os pedidos de registro profissional de bacharéis formados em Arquitetura e Urbanismo que tenham concluído a graduação em cursos da modalidade de Ensino à Distância (EaD). A deliberação ocorreu no dia 29 de março deste ano (2019) e tem como base de que o campo da arquitetura e urbanismo é relacionado com o bem-estar das pessoas, conservação da vida, segurança e integridade do patrimônio, além da preservação do meio ambiente, o que impacta diretamente a saúde do indivíduo e da coletividade.

Luciano Guimarães, presidente do órgão, esclareceu que um dos motivos é que o Código de Ética e Disciplina da profissão determina que o arquiteto e urbanista deve possuir um conjunto sistematizado de conhecimentos das artes, das ciências e técnicas. Somado a isso, ainda precisa dominar as teorias e práticas presenciais da área, sendo inviável ter a mesma experiência com aluno e professor estando distantes.

A coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU, Andrea Vilella, acredita que os jovens interessados na carreira de arquiteto e urbanista saberão compreender que o ensino à distância, para a área, é a negação da essência da profissão. “Trata-se de um campo ligado ao território e a paisagem, o que exige aulas de ateliê diretamente vinculadas ao exercício do desenho conjunto com os professores, experimentações laboratoriais e a vivência para a construção coletiva do conhecimento”.

Em 2017 o órgão já havia manifestado preocupação com a oferta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo à distância no país, visto que em cinco anos a quantidade de graduações dobrou, sem que houvesse uma avaliação da necessidade e qualidade dos programas oferecidos. No início deste ano, o Conselho também recebeu denúncias com relação à irregularidades na modalidade de ensino EaD.

Fonte: https://www.caubr.gov.br/cau-br-decide-recusar-registro-profissional-a-alunos-formados-em-cursos-ead/

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK