Dica equipe RAA: veja plantas e árvores indicadas para arborização urbana

June 2, 2019

Todos já estão cansados de saber dos benefícios da vegetação urbana: além do sombreamento e oxigênio, as árvores e plantas contribuem com o conforto térmico e acústico. Além, claro, de proporcionarem uma vista mais atrativa e colaborarem muito com o meio ambiente, servindo, inclusive, de abrigo para diversos animais.

Mas arborização também exige planejamento e alguns cuidados devem ser levados em consideração: se plantadas próximas às vias, as árvores não devem conter frutos muito grandes; elas não devem possuir raízes muito superficiais e nem muito agressivas, para não danificar as instalações subterrâneas ou serem facilmente arrancadas do solo; deve-se evitar as que apresentam madeira muito frágil e flexível; se atentar se a espécie apresenta espinhos ou propriedades tóxicas em suas folhas e frutos; e prestar atenção a sua expectativa de crescimento para que não interfira na rede elétrica.

Algumas das árvores nativas indicadas para plantios de arborização urbana são: Sibipiruna, Pau-ferro, Cambuci, Guanhuma, Pitangueira, Cereja-do-mato, Mulungu, Jacarandá, Oiti e Araçá.

Já quando falamos de plantas de pequeno porte, que serão plantadas na calçada, os cuidados são menores. Mas ainda assim devem existir com relação a espinhos e substâncias tóxicas. As que alcançam até 10 metros são as mais indicadas para lugares com fiação elétrica suspensa. Algumas das espécies podem ser o Ácer, a Escova-de-garrafa, a Eritrina-verde-amarela, a Árvore-da-China, a Resedá, a Magnólia, o Pau-fava, o Manacá-da-serra-anão, o Ipê de jardim, o Alfeneiro, entre outras.

Fonte: https://blog.plantei.com.br/.

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK