Entenda a diferença entre arquitetura, urbanismo e design de interiores

June 1, 2019

Para quem está pensando em iniciar a carreira na área de projeção de ambientes, ou ainda quem acabou de começar, é importante compreender cada um dos termos, até para fazer a escolha certa: arquitetura, design de interiores e urbanismo.

Primeiramente, é importante frisar que tanto o arquiteto como o designer de interiores podem trabalhar com a ambientação de espaços. Porém o arquiteto precisa de uma especialização para trabalhar com ambientação, mas pode atuar com todos os tipos de obras, inclusive realizando mudanças estruturais. Já o designer tem atuação restrita a área de planejamento de ambientes.

O curso de arquitetura e urbanismo forma profissionais que podem organizar e planejar ambientes externos, internos e edificações, a partir de princípios como conforto e funcionalidade, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. O arquiteto fica incumbido de quais materiais, metodologias e técnicas serão utilizadas na obra, levando em consideração a iluminação, disposição e ventilação dos objetos no ambiente. O profissional também avalia os impactos ambientes que construções e reformas podem causar.

Quando falamos do urbanista, estamos discursando a respeito do profissional que atua na organização, revitalização e no planejamento de espaços públicos como cidades e bairros. Ambos são livres para exercer a profissão no setor público ou privado e também como autônomos.

Por fim o curso de design de interiores capacita o cidadão a atuar projeção e otimização de ambientes, de acordo com a necessidade do cliente. O designer também considera padrões de funcionalidade de estética, mas voltadas para o ambiente interior. O curso é oferecido no nível técnico, bacharelado e tecnológico.

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK